Biografia do autor

Author Picture

Lafcadio Hearn (Koizumi Yakumo)

Patrick Lafcadio Hearn nasceu em 1850 na ilha de Lefkada, Grécia, e faleceu em 1904, em Tóquio, Japão, onde viveu por 14 anos e constituiu família. Lafcadio é um daqueles raros gênios observadores que com muita facilidade compreendem e assimilam culturas diferentes. Ávido viajante, viveu na Irlanda, Estados Unidos e Índias-Ocidentais (Ilhas do Caribe), tudo por conta de seu trabalho como correspondente da revista Harper’s Magazine.
No Japão ele foi professor universitário e um dos primeiros eruditos a estudar e documentar (do ponto de vista de um ocidental) uma parcela daquela riquíssima cultura que acabava de se abrir para o mundo, após séculos de isolamento.

Seu trabalho pioneiro é reconhecido mundialmente, e Lafcadio é um dos nomes mais importantes do Orientalismo, corrente de estudos que debruçava-se sobre as culturas do oriente, quer fossem do Oriente Médio, quer fossem do extremo oriente.

Lafcadio, além de jornalista, era também autor de originais, e seu interesse por histórias de fantasma, demônios e mundos fantásticos levou-o a coletar de fontes orais e antigos livros, as histórias mais impressionantes e maravilhosas da cultura Japonesa.

Esse trabalho rendeu Kwaidan: Histórias e estudos de fantasmas, agora em nova edição ilustrada da Pyro Books.